Framework Javascript

Para os que não conhecem o que é um Framework, pense como um conjunto de ações, caracteristicas e interface tudo pronto, bastando você apenas criar da sua maneira.

Estou fazendo uma pesquisa sobre Frameworks Javascript e Ajax para escolher um deles e utilizá-lo em nossos projetos. À princípio vi que na web há uma infinidade de opções.

Abaixo estou listando os que encontrei:

Mootools: “O framework javascript compacto”
Este produto tem boa pinta. Segundo parece é simples e bem planificado. Entre as virtudes que vi mais destacadas é que é ligeiro, podendo inclusive definir que partes do framework incluir e quais não, para que se carreguem os scripts mais rápido no cliente. Muitas pessoas me falaram muito positivamente deste framework, portanto, talvez seja pelo qual comece a pesquisa detalhada.
http://mootools.net/

JQuery: “Biblioteca Javascript para escrever menos e fazer mais”
Parece ser que este é um dos frameworks com mais aceitação, por estar muito bem documentado e por ser muito simples e permitir desenvolver com um código limpo e elegante. O peso das bibliotecas é razoável e alem disso tem muitos fãs incondicionais, com o qual não cabe dúvida que será um bom projeto.
http://jquery.com/

Frameworks Javascript

Frameworks Javascript

Prototype: “O framework javascript cujo propósito é facilitar o desenvolvimento de aplicações dinâmicas”
Este framework também é muito interessante, pois há muitos usuários que o utilizam habitualmente e com êxito. Parece uma opção altamente profissional e ademais tem a garantia que o utilizam para a criação de suas webs empresas muito conhecidas a nível mundial. Para mim oferece muitas garantias, porém há certos detratores que acusam a este framework de ser muito pesado e de tornar os web sites lentos onde se utiliza.
http://www.prototypejs.org/

YUI: “The Yahoo! User Interface Library”
É um framework que utilizam os desenvolvedores de Yahoo! para fazer seu portal, que há tempo se distribuiu para uso livre. Que provenha de Yahoo! para mim já é uma importante garantia e parece que tem desenvolvidos uma importante gama de controles e componentes. Teria que prová-lo pessoalmente para dar uma opinião, porém parece que há muitas pessoas que também o acusam de ser um pouco pesado.
http://developer.yahoo.com/yui/

Dojo: “Experiências grandes… para todos”
Parece um produto também bastante atraente e uma opção séria. Não obstante, li opiniões discordantes sobre ele. Alguns não duvidam em qualificá-lo entre os melhores frameworks Javascript e outros acusam que é pesado e pouco depurado, que produz erros facilmente.
http://www.dojotoolkit.org/

Qooxdoo: “A nova era do desenvolvimento web”
É um framework Javascript ajax multi-propósito, opensource com dois tipos de licença. Li poucas opiniões sobre este software, porém parece digno de considerar.
http://qooxdoo.org/

GWT Google Web Toolkit: “Constrói aplicações Ajax em linguagem Java”
É um conjunto framework opensource desenvolvido em Java, com o qual se criaram aplicações populares de Google, como Google Maps ou Gmail. Sem dúvida, ao se tratar de um produto de Google, não cabe dúvida que é uma opção a considerar seriamente. Tem um compilador que converte as classes Java em código Javascript e HTML compatível com todos os navegadores.
http://code.google.com/webtoolkit/

Rico: “Javascript para aplicações de Internet de conteúdo enriquecido”
Outra das opções mais conhecidas para desenvolver aplicações para a web 2.0. É open source e já se encontra na versão 2.0, com o qual se supõe que o tempo de vida lhe ajudou a ser mais depurado. Li por aí que está pouco documentado.
http://openrico.org/rico/home.page

Ext JS: “Documentação, desenho e código limpo”
Este framework Javascript parece ser outra das opções sérias. Distribui-se sob licença Open Source (grátis) e licença comercial (paga, mas com suporte e alguma funcionalidade adicional). Empresas bastante importantes o utilizam, como Adobe. Chama a atenção por ter suporte para Adobe Air.
http://extjs.com/

Bom ainda não testei todas, mas o que me parece mais simpatico até agora é o Ext Js !!!

Assim que for me especializando farei mais comentários. Já que esse tema é bem extenos!!!

A lista foi retirada do site criarweb

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: