Computação em Nuvens ???

Computação em nuvens, do inglês “cloud computing”, é o futuro da internet segundo o Google. Neste futuro as pessoas não precisarão instalar mais softwares. Tudo girará em torno da internet, que será uma plataforma completa de aplicações. O Google acredita nesta idéia e Gmail e Google Docs são alguns exemplos.

Computação em Nuves

Computação em Nuves

Vale lembrar, que como o termo não é nada novo, já existem vários sites que são praticamente sistemas operacionais on-line, além de muitos serviços que disponibilizam ferramentas fantásticas on-line. Exemplo recente da Adobe, que disponibilizou uma versão on-line do Photoshop.

As informações, cada vez mais aumentando, estarão disponíveis de uma forma mais acessível e cada vez mais irá crescer o mercado de “serviços on-line”, com isso, diminuirá o preço dos computadores, aumentando a presença on-line de empresas e fornecedores de serviços.

O conceito não é novo para quem trabalha com internet, mas ganha cada vez mais destaque com declarações da Google estar trabalhando na sua “computações em Nuvens”. O termo refere-se à possibilidade de utilizarmos computadores menos potentes que podem se conectar à Web e utilizar todas as ferramentas on-line, seguindo o exemplo que o Google propõe com o Google Docs, Gmail e tantas outras aplicações. Assim, o computador seria simplesmente uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem – a Internet.

“Eu diria que o computador do futuro é a internet. Hoje, se você tem um problema no computador, está tudo perdido, é terrível. Mas, com a computação nas nuvens, não importa se você usa o celular, o computador ou qualquer outro aparelho, tudo estará guardado na internet”, diz Eric Schmidt, presidente do Google na Califórnia.

Se Google estiver certo sobre a computação nas nuvens, as empresas mais tradicionais de tecnologia enfrentarão problemas. Por isso, para tentar alavancar essa área da internet, que já não teve muito sucesso, a Microsoft está tentando comprar a Yahoo!.

Como já mostrado pelo Google, ela não tenta comprar gigantes e sim cada vez mais comprar idéias para poder integrá-las ao Google. Uma de suas últimas aquisições foi o site Doubleclick.

O Google, conhecido pela sua ferramenta de busca mais poderosa, investe e acredita na computação nas nuvens, e quer sempre manter seu foco em novas tecnologias, procurando ser sempre o berço das inovações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: